terça-feira, 5 de julho de 2011

Movimento e Voz em Cordel dialoga com secretaria de cultura de Juazeiro do Norte - CE

O Projeto Movimento e Voz em Cordel inicia dialogos de possíveis parcerias com a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte. Na ultima quinta feira a idealizadora do projeto Amanda Senna e o produtor Pedro Moura sentaram com a secretaria de cultura do municipio, através do secretario adjunto Hélio dos Santos. A secretaria inicia esforços para contribuir com o projeto, prevendo o enaltecimento da literatura de cordel e da xilogravura local.
O Projeto prevê a integração dessas linguagens com outras manifestações populares enraizadas no nordeste brasilero, como o teatro de mamulengos e dialoga também com o teatro de sombras. Hélio Santos ressaltou, em diálogo, a  importância de oxigenar a cultura tradicional da região para a aproximação e contatos iniciais de jovens, que muitas vezes se afastam de culturas populares pela falta de auto-indentificação, causado pela ausencia de contato com a mesma e do bombardeio de culturas de mercado, atuais no topo de prioridades nas programações midiáticas em vários níveis.

       O projeto conta com a participação de jovens da comunidade e estudantes de artes da Universidade Reginal do Cariri (URCA) e já inicia nesta quinta feira, dia 07 de Julho, suas apresentações, sendo esta no teatro da URCA as 19hs. No dia 10 do mesmo mês, apresentaremos na praça Padre Cícero, no Centro, também as 19hs, mostrando ao público o resultado dos trabalhos desenvolvidos nos meses de intensa interação cultural-artística. O projeto conta também com o apoio da Pro-reitoria de extensão (PROEX) da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Lira Nordestina.

 

2 comentários:

  1. Verdadeira literatura brasileira.cordel.

    ResponderExcluir
  2. Foi de uma alegria imensa ter participado desse projeto. Além, de grandez aprendizados! Hoje guardo boas memórias!!

    ResponderExcluir